Sean Smyrichinsky estava à caça de pepinos de mar, perto do arquipélago de Haida Gwaii, ao largo da Colúmbia Britânica, quando se deparou com uma estrutura em metal de tamanho considerável.
A marinha canadiana vai agora proceder à investigação da descoberta, que se acredita ser “the lost nuke” (“a bomba nuclear desaparecida”), uma bomba nuclear Mark 4 que desapareceu quando um bombardeiro americano Convair B-36 se despenhou na zona durante a Guerra Fria.
“Estava à procura de peixe para o dia seguinte. Pensei que mais valia fazer mais um pouco de mergulho de pesquisa e acabei por me afastar bastante do barco. E foi aí que encontrei algo que nunca, nuca tinha visto antes”, indicou Sean à CBC News.
De acordo com o mergulhador, o objeto teria cerca de 3,6 metros de comprimento e quando o viu pela primeira vez pensou que se tratava de um ‘OVNI’. Poucos dias depois, ao inquirir junto de amigos, um dos mais velhos lembrou-se: “Se calhar encontraste aquela bomba nuclear que se perdeu aqui nos anos 1950”.
As autoridades canadianas e americanas vão enviar patrulhas navais para o local para fazer averiguações e indicam que, se for a bomba em questão, não deverá estar ativa.