Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Nobel da Economia vai para Oliver Hart e Bengt Holmström

Anúncio foi feito esta segunda-feira, na Suécia.

Nobel da Economia vai para Oliver Hart e Bengt Holmström
Notícias ao Minuto

10:48 - 10/10/16 por Patrícia Martins Carvalho

Mundo Distinção

O Nobel da Economia foi atribuído, esta segunda-feira, ao economista britânico Oliver Hart (à esquerda) e ao economista finlandês Bengt Holmström (à direita) pelo seu trabalho desenvolvido na área da Teoria dos Contratos.

O anúncio foi feito hoje, às 10h45 (mais uma hora na Suécia), pela Real Academia Sueca das Ciências que atribuiu, assim, um prémio de oito milhões de coroas, o equivalente a 826 mil euros, que será dividido entre os dois economistas.

"Através dos seus contributos, Hart e Holmström, desenvolveram a Teoria dos Contratos como um campo fértil para a investigação. Nas últimas décadas, exploraram igualmente muitas das suas aplicações. A sua análise sobre a melhoria das condições contratuais estabelece as bases para a definição de políticas e instituições em várias áreas, da legislação sobre falências a constituições políticas", sublinha a organização num comunicado a que agência Lusa teve acesso.

Oliver Hart nasceu em 1958 em Londres e é docente da Universidade de Harvard (Massachusstes, Estados Unidos). Já o finlandês Bengt Halmström nasceu em 1949 em Helsínquia e dá aulas de economia e gestão no Massachusetts Institute of Technology (MIT), também nos Estados Unidos.

Este é o 48º Nobel da Economia a ser entregue, sendo que até agora apenas uma mulher - Elinor Ostrom (2009) – foi distinguida com este prémio.

O mais novo Nobel da Economia (Kenneth J. Arrow) foi agraciado com a distinção aos 51 anos, enquanto o mais velho (Leonid Hurwicz) tinha 90 quando recebeu o prémio.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório