Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 21º

Chefe da NATO define Turquia como "valioso aliado"

O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, assegurou hoje que a Aliança vai prosseguir o apoio à Turquia, definida como "importantíssimo aliado", pouco antes da primeira visita a este país após o fracassado golpe de Estado de 15 de julho.

Chefe da NATO define Turquia como "valioso aliado"
Notícias ao Minuto

17:01 - 08/09/16 por Lusa

Mundo Stoltenberg

"A Turquia é um dos principais e mais valiosos aliados. A NATO continuará a apoiar a Turquia, o seu povo e as instituições democráticas", disse Stoltenberg, em conferência de imprensa, no final de uma visita de dois dias a Tbilissi.

No decurso da sua vista à Geórgia, Stoltenberg adiantou que vai abordar com o Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, "o desenvolvimento e aprofundamento da cooperação bilateral".

"E ainda aquilo que a NATO necessita fazer em termos de segurança no mar Negro e na luta contra o terrorismo na Síria e Iraque", acrescentou.

Neste âmbito, sublinhou que a NATO já reforçou a sua presença militar na Turquia ao enviar sistemas antiaéreos, patrulhas marítimas e aviões de vigilância Awacs "para reforçar a defesa da Turquia".

"A minha visita será a quinta como secretário-geral e demonstra o importante papel da Turquia para a NATO", ressalvou.

Na sua deslocação a Ancara, Stoltenberg vai ainda manter conservações com o primeiro-ministro, Binali Yildirim, e com os ministros dos Negócios Estrangeiros, Mevlüt Cavusoglum, e da Defesa, Fikri Isik.

Na quarta-feira, Stoltenberg assegurou que os países aliados estão decididos a reforçar a sua presença no mar Negro face ao avanço russo, assegurando nesta área a cooperação da Geórgia e Ucrânia.

"A região do Mar Negro é muito importante para a segurança euro-atlântica. Temos assistido a um aumento da presença russa e à militarização da Crimeia. Por isso, devemos fortalecer a nossa presença no Mar Negro, e assim faremos", disse.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório