Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

EUA apoiam operação turca contra o Estado Islâmico

Os Estados Unidos apoiam a operação militar lançada hoje pela Turquia na Síria para repelir o grupo extremista Estado Islâmico da zona junto à fronteira turca, afirmou um responsável norte-americano à agência France-Presse sob condição de anonimato.

EUA apoiam operação turca contra o Estado Islâmico
Notícias ao Minuto

14:44 - 24/08/16 por Lusa

Mundo Síria

Esse apoio traduziu-se, até agora, na partilha de informações e na participação de conselheiros militares norte-americanos, mas pode incluir apoio aéreo às operações no terreno se a Turquia o pedir, explicou o responsável, que viaja com o vice-presidente Joe Biden, de visita à Turquia.

"Queremos ajudar os turcos a tirarem o ISIS da fronteira", disse o responsável, utilizando uma das designações do grupo 'jihadista'.

O exército turco, apoiado pelas forças da coligação internacional que combate os 'jihadistas', lançou antes do amanhecer a operação "Escudo do Eufrates", com aviões de combate e tropas especiais para expulsar o Estado Islâmico de Jarablos.

Uma dezena de tanques turcos entraram em território sírio, disparando contra posições detidas pelo EI na zona, segundo um repórter fotográfico da agência France-Presse (AFP).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório