Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Terá sido condenado injustamente. Programa de TV ajudou a libertá-lo

O tribunal decidiu que Brendan Dassey será libertado dentro de 90 dias.

Terá sido condenado injustamente. Programa de TV ajudou a libertá-lo
Notícias ao Minuto

22:45 - 12/08/16 por Notícias Ao Minuto

Mundo processo

A história de Brendan Dassey ficou mundialmente conhecida depois de ter sido protagonista na primeira temporada da série documental ‘Making a Murderer’, da Netflix. Agora, avança a AFP, o homem sairá da prisão dentro de 90 dias depois de a sua condenação ter sido revogada.

O homem, na altura do crime um adolescente de 16 anos, terá confessado em interrogatório que ajudou o tio a violar e a matar a fotógrafa Teresa Halbach.

Contudo, durante todo o processo, a defesa de Brendan alegou que este foi coagido a confessar os atos. Certo é que o assumir do crime levou-o a ser condenado a 41 anos de prisão por homicídio, agressão sexual e mutilação de um cadáver.

Já Steven Avery, o alegado principal responsável, foi condenado a prisão perpétua.

O homicídio da mulher aconteceu em 2005 e agora, 11 anos depois, o tribunal decidiu que Brendan Dassey vai ser libertado dentro de 90 dias, caso não haja qualquer recurso.

A história contada na série ‘Making a Murderer, aborda principalmente o ponto de vista de Steven Avery, tendo recebido seis nomeações para os Emmy.

O Huffington Post realça que os registos em tribunais apontam para que Brendan tenha um QI de 70 e que, de acordo com a organização Innocence Project, 31% das condenações nos Estados Unidos que, mais tarde, se provaram estar erradas, terão sido feitas graças à confissão dos acusados. 

No caso de Brendan, em causa poderá estar não só uma confissão feita sem que o então adolescente tivesse consciência da gravidade do caso, mas também todo um interrogatório feito sem que o rapaz tivesse direito à presença de um advogado.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório