Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Itália obrigada a recuperar ajudas de Estado dadas a companhias aéreas

A Comissão Europeia (CE) determinou que Itália concedeu auxílios de Estado ilegais às companhias aéreas na região da Sardenha, violando as regras comunitárias de concorrência, e ordenou ao Estado a recuperação dos valores concedidos.

Itália obrigada a recuperar ajudas de Estado dadas a companhias aéreas
Notícias ao Minuto

12:45 - 29/07/16 por Lusa

Mundo Sardenha

Depois de uma investigação aprofundada aberta em janeiro de 2013, o executivo comunitário concluiu que a região italiana da Sardenha concedeu de forma seletiva "uma vantagem seletiva" às companhias aéreas que operam nos aeroportos de Cagliari e Olbia.

Contudo, a Comissão Europeia considerou que os apoios não envolveram auxílios estatais aos aeroportos da Sardenha.

Em 2010, a Sardenha adotou um sistema para o desenvolvimento do transporte aéreo e assegurar as ligações aéreas de e para a ilha durante todo o ano, segundo explicou Bruxelas.

O sistema de apoio consistiu em atribuir financiamento para os aeroportos de Cagliari e Olbia, que por sua vez o usaram como compensação financeira a certas companhias aéreas.

O objetivo desta compensação era o aumento do tráfego aéreo para os aeroportos da Sardenha e a realização de atividades de marketing relacionadas.

A transferência de fundos dos aeroportos às companhias aéreas foi sujeita a condições que foram controladas pelas autoridades da Sardenha.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório