Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 17º

Especialistas consideram a flor do ópio solução para economia fraca

Especialistas e estudiosos da Macedónia consideram que a reposição da cultura da papoila, antigamente produzida em grande quantidade, poderá fazer recuperar a economia debilitada do país.

Especialistas consideram a flor do ópio solução para economia fraca
Notícias ao Minuto

12:27 - 26/07/16 por Lusa

Mundo Macedónia

Os especialistas dizem que se as autoridades o permitissem, podia facilmente renovar-se uma produção entre 2.500 e 3.000 hectares (25 a 30 quilómetros quadrados num país com área total maior de 25.000 quilómetros quadrados) e defendem que o cultivo da popila pode ser receita contra a pobreza, pois muitos agricultores macedónios herdaram conhecimentos e sabem como trabalhar a produção.

"Nos países onde há produção legal de papoila, há uma forma simples de alcançar a prosperidade económica. De um hectare, podemos conseguir 20 quilogramas de ópio", disse um estudioso citado pela agência de notícias espanhola, Efe.

A colheita deste ano está em andamento, embora com apenas cerca de 100 hectares, numa altura em que os representantes do Governo de Skopje disseram à Efe que a produção não está proibida, mas fortemente regulada.

"Depois da Segunda Guerra Mundial, a Macedónia passou a ser o único produtor de papoila na República Federada Socialista da Jugoslávia. Tinha uma das mais altas qualidades do mundo, com um alto nível de morfina no ópio puro, entre 14 a 16 porcento", explica Zoran Dimov, professor da Faculdade de Agricultura de Skopje.

Segundo a estratégia Nacional para o Desenvolvimento da Agricultura, a produção de papoila na Macedónia cobriu 30 porcento das necessidades da indústria farmacêutica nacional entre 2007 e 2015, tendo o resto que ser importado de países como a Espanha ou a Austrália.

A papoila (em latim, 'Papaver Somniferum') era um dos símbolos do país balcânico, devido à sua história.

Antigamente, cerca de 14.00 hectares de papoilas eram o sustento de muitas famílias nas zonas rurais, pois vendiam o produto à indústria farmacêutica para a elaboração de substâncias narcóticas e analgésicas como morfina e codeína.

A primeira plantação de papoila na Macedónia ocorreu em 1835, quando a zona fazia parte do Império Otomano.

No final do mesmo século, 30% da produção de papoilas de todo o Império era proveniente da Macedónia, das zonas centrais e na ribeira de Vardar, terrenos férteis nesta cultura.

O suco da planta, o ópio, não é exclusivamente utilizado na medicina ou na produção de droga, pois também é aproveitado na gastronomia, para sobremesas ou na produção de azeite industrial.

O debate sobre o cultivo desta planta na Macedónia reacendeu no início deste ano, quando o Parlamento legalizou a produção e venda de canábis com fins médicos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório