Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Paz no estreito de Taiwan é importante para segurança regional

A manutenção da paz no estreito de Taiwan "representa uma parte muito importante na segurança regional", independentemente do partido que governe a ilha, disse na terça-feira a Presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, em visita ao Paraguai.

Paz no estreito de Taiwan é importante para segurança regional
Notícias ao Minuto

06:22 - 29/06/16 por Lusa

Mundo Tsai Ing-wen

"Independentemente do partido que esteja no poder em Taiwan, temos sempre um único e comum objetivo que é manter a paz e a estabilidade no estreito", destacou Tsai Ing-wen, do Partido Democrata Progressista (PDP).

Nesse sentido, explicou estar "certa" de que todas as partes interessadas na manutenção da paz no estreito de Taiwan "vão ajudar, de uma outra forma", a prosseguir esse objetivo.

"Todas as partes vão trabalhar de forma comum, tendo em conta que a paz e a estabilidade no estreito de Taiwan representa os máximos interesses para todas as partes pertinentes", afirmou a chefe de Estado.

Tsai Ing-wen, que se encontra de visita oficial no Paraguai até quinta-feira, também falou sobre a recente suspensão de comunicações oficiais entre Taipé e Pequim.

"Vamos continuar a dialogar com a China, apesar de neste momento, temporariamente, os canais de negociações oficiais se encontrarem interrompidos. Todavia, ainda existem outras opções de comunicação e diálogo", disse.

Neste sentido, sublinhou que Taiwan vai utilizar todos os recursos disponíveis "para que essa diferença de posturas se possa manter no caminho da paz".

A China justificou a sua decisão, anunciada no domingo, de suspender todas as comunicações com Taiwan com a recusa, por parte de Tsai Ing-wen de aceitar o chamado "Consenso de 1992", que foi a base política das relações bilaterais nos últimos anos.

Ao abrigo do "Consenso de 1992", as duas partes reconhecem que existe apenas uma China, mas cada um dos lados faz a sua própria interpretação desse princípio.

Taipé disse, em reação, que irá manter as portas do diálogo abertas e fez um apelo para que "ambas as partes cooperem na proteção dos direitos e bem-estar" dos cidadãos de ambos os lados do estreito de Taiwan.

O anúncio da suspensão das comunicações teve lugar quando a Presidente de Taiwan viajava para o Panamá, onde participou, no fim de semana, na abertura da ampliação do Canal, donde seguiu depois para o Paraguai.

O Paraguai é o único país da América do Sul que mantém laços diplomáticos com o Governo de Taipé, e o primeiro país onde Tsai se desloca enquanto chefe de Estado, depois de ter tomado posse no passado dia 20 de maio, numa cerimónia que contou com o Presidente paraguaio, Horacio Cartes.

A América Latina e o Caribe constituem o principal 'bastião' diplomático de Taiwan na sua disputa de soberania com a China, já que 12 dos 22 aliados diplomáticos da ilha pertencem a essa região do mundo, incluindo o Paraguai.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório