Meteorologia

  • 08 MAIO 2024
Tempo
21º
MIN 17º MÁX 30º

Finalmente livres do ISIS, mulheres sírias libertam-se das Niqabs

Dois anos depois, cidade de Manbij foi finalmente resgatada das mãos dos jihadistas

Notícias ao Minuto

13:55 - 11/06/16 por João Oliveira

Mundo Liberdade

Se há imagens que valem mais que mil palavras, esta é uma delas. Todo o simbolismo presente no pequeno gesto que se tornou notícia é para estas mulheres um pequeno passo em direção à liberdade.

Esta fotografia mostra o preciso momento em que uma mulher, forçada pelos jihadistas a usar uma Niqab (véu islâmico que cobre todo o corpo por completo, deixando apenas os olhos visíveis), pôde removê-la assim que soube que a sua localidade, nas redondezas da cidade de Manbij, em Aleppo (Síria), já não estava a ser controlada pelos militantes do Estado Islâmico.

Diz o Independent que esta região foi resgatada pelas Forças Democráticas Sírias, que conseguiram erradicar os representantes do Daesh lá presentes.

A cidade de Manbij foi uma das primeiras cidades sírias a serem dominadas pelo Estado Islâmico, isto em 2014. A região foi, até agora, um dos pontos estratégicos dos jihadistas para planearem ataques e gerir a logística dos mesmos.

Só em Aleppo, cerca de 15 mil habitantes já abandonaram a cidade, havendo pouco mais de cinco mil pessoas que ainda lá vivem.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório