Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Dilma despede-se em vídeo e limpa as gavetas do gabinete

Dilma Rousseff gravou um vídeo para comentar o seu iminente afastamento hoje pelo Senado brasileiro.

Dilma despede-se em vídeo e limpa as gavetas do gabinete
Notícias ao Minuto

07:55 - 12/05/16 por Notícias ao Minuto

Mundo Impeachment

A presidente Dilma Rousseff chegou na tarde de quarta-feira, dia 11, ao Palácio do Planalto, depois de ter passado a manhã na sua residência oficial, onde teve uma reunião com o assessor especial da Presidência, Giles Azevedo. 

No momento da chegada, vários fotógrafos tentaram captar imagens e foram barrados pelos seguranças que, inclusive, os identificaram para eventual punição.

Dilma gravou um vídeo para comentar o seu iminente afastamento pelo Senado, que em princípio será divulgado nas redes sociais.

Na mensagem, a presidente voltou a dizer que é vítima de um "golpe". Ainda se está a estudar a possibilidade de Dilma vir a fazer hoje uma declaração à imprensa, depois da votação final do senado. 

Limpeza

Dilma já retirou tudo que lhe pertence do gabinete presidencial. Até mesmo as fotos da filha e dos dois netos já foram levados para o Palácio da Alvorada, assim como os livros. Apesar da agenda frenética, funcionários do Planalto dizem que o que tem trabalhado mais neste final de governo são os trituradores de papel e os scanners de documentos.

Não está ainda definido o que a presidente Dilma terá direito durante seu afastamento. Caberá ao presidente do Senado, Renan Calheiros, decidir. Mas pelo menos 30 pessoas do seu gabinete já foram mobilizados para se transferirem para o Palácio da Alvorada. Dilma continuará a contar ainda com todo o esquema de funcionamento do palácio onde reside, que será transformado numa espécie de reduto de resistência. À partida, a presidente também poderá continuar a usar um jato da Força Aérea, mas não o Airbus presidencial, que passará a estar disponível para Michel Temer, o seu 'vice' e, em breve, sucessor.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório