Meteorologia

  • 11 DEZEMBRO 2019
Tempo
13º
MIN 8º MÁX 15º

Edição

'White Savior Barbie', a paródia às 'selfies' em África

A conta de Instagram que satiriza as 'selfies' de voluntários em África

'White Savior Barbie', a paródia às 'selfies' em África

"White Savior Complex" é o termo utilizado para descrever os ocidentais que viajam para países do terceiro mundo e decidem tirar 'selfies' com aqueles que têm menos posses ou que passam por sacrifícios. E, para parodiar todas as pessoas que o fazem, foi criada a conta de Instagram 'White Savior Barbie'.

Criada por duas raparigas de 20 anos, a conta já tem mais de 7 mil seguidores e o objetivo é alertar as pessoas para a imagem que passam, que na opinião de ambas, é apenas um sinal de racismo.

"Nós nunca tivemos o mesmo tipo de atitudes como aquele que mostramos nas nossas fotografias, mas já fizemos coisas no nosso passado de 'white saviors' que nos arrependemos", afirmaram as criadoras ao jornal Huffington Post.

"A atitude de que a África precisa de ser salva pelos ocidentais - e neste caso representado em 'selfies' -, remete para a época do colonialismo e da escravatura", criticaram.

Com esta iniciativa, as duas jovens esperam alertar para a ironia destas imagens e esperam conseguir ajuda no sentido de erradicar este tipo de 'selfies'.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório