Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Coreia do Sul confirma indícios de que o Norte prepara teste nuclear

A Presidente sul-coreana, Park Geun-Hye, confirmou hoje que diversos relatórios dos serviços de informação sugerem que a Coreia do Norte está pronta para conduzir um quinto teste nuclear, desafiando as sanções da ONU.

Coreia do Sul confirma indícios de que o Norte prepara teste nuclear
Notícias ao Minuto

06:30 - 18/04/16 por Lusa

Mundo Presidentes

Seul, 18 abr - A Presidente sul-coreana, Park Geun-Hye, confirmou hoje que diversos relatórios dos serviços de informação sugerem que a Coreia do Norte está pronta para conduzir um quinto teste nuclear, desafiando as sanções da ONU.

"Indícios de que estão a preparar um quinto teste nuclear foram recentemente detetados", disse Park, numa reunião com a sua equipa.

Estas declarações surgem após notícias de meios de comunicação social sul-coreanos em que fontes governamentais e dos serviços de inteligência, não identificadas, denunciam um aumento da atividade em Punggye-ri, o local de testes nucleares da Coreia do Norte.

Um novo teste representaria um desafio de Pyongyang às sanções adotadas pelo Conselho de Segurança da ONU após o ensaio nuclear de janeiro.

Pyongyang prepara-se para um congresso do partido no início do próximo mês, onde se espera que o líder Kim Jong-un anuncie a intenção de elevar o programa de armas nucleares do país a um novo nível.

Vários analistas sugeriram que o regime levará a cabo um quinto teste nuclear como manifestação de força antes do início do congresso.

"Não sabemos que tipo de provocações inesperadas podem ocorrer", disse Park.

O Ministério da Defesa sul-coreano está em alerta perante a possibilidade de um novo teste.

"Tendo em conta as atuais atividades, acreditamos que há a possibilidade de o Norte realizar um teste nuclear subterrâneo, e estamos a monitorizar a situação", afirmou o porta-voz do ministério, Moon Sang-Gyun.

O clima de tensão tem-se agravado na península coreana desde que o Norte realizou o quarto teste nuclear, em janeiro, e lançou um 'rocket' no mês passado, encarado pela comunidade internacional como um teste de míssil balístico encoberto.

O Conselho de Segurança da ONU respondeu impondo as mais severas sanções até à data.

Por seu lado, Pyongyang adotou uma postura desafiadora e reagiu fazendo uma série de lançamentos de mísseis de curto e médio alcance. Anunciou ainda vários desenvolvimentos na sua capacidade técnica nuclear.

ISG // MP

Noticias Ao Minuto/Lusa

Recomendados para si

;
Campo obrigatório