Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Condutores indonésios em protesto violento contra Uber

Milhares de taxistas e condutores de riquexós indonésios bloquearam hoje as principais vias de Jacarta, atacaram veículos e manifestaram-se junto ao parlamento num protesto violento contra a Uber e outras empresas semelhantes.

Condutores indonésios em protesto violento contra Uber
Notícias ao Minuto

06:57 - 22/03/16 por Lusa

Mundo Jacarta

Os condutores colocaram cartazes nos seus veículos onde se lia "Travem os táxis ilegais" e pegaram fogo a pneus, enquanto saltavam por cima dos carros que se recusaram a participar no protesto e tentavam atacar condutores dos veículos que podem ser chamados através de aplicações.

"Quero que encerrem a Uber, GrabCar, Go-Jek porque nos estão a arruinar", disse o taxista Dudin Suhendri, de 58 anos, listando alguns dos serviços mais populares.

A manifestação aconteceu após semanas de tensão entre os operadores tradicionais de transporte da capital e a enchente de condutores dos novos serviços.

Os taxistas -- de carros e motas -- estão descontentes porque os novos serviços, que recorrem a aplicações de telemóvel que permitem chamar os veículos a um determinado local, oferecem preços mais baixos e não pagam os mesmos impostos.

Um porta-voz da polícia de Jacarta estimou que cinco mil pessoas estiveram no protesto.

Os manifestantes estacionaram nas principais ruas da cidade, paralisando a cidade e causando caos, com momentos de violência.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório