Após horas de reunião, a presidente Dilma Rousseff decidiu que o ex-presidente Lula da Silva vai ocupar a Casa Civil do governo, o lugar que pertencia a Jaques Wagner, que deve ir para a chefia do gabinete. A informação foi adiantada pelo colunista do G1, Gerson Camarotti.
Desta forma, Lula da Silva irá gerir um ministério que tem ligação direta à presidência. Não há no governo português um cargo semelhante, mas na prática fica no topo da hierarquia do executivo, ficando apenas com menos poder do que a presidente.
Segundo a publicação, Lula deve definir com Dilma uma reforma mais ampla do primeiro escalão do governo. A presidente terá ainda que fazer alterações noutras peças do Ministério.
Além disso, há uma pressão para que o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, deixe o cargo, após ter sido revelada a conversa com o assessor do senador Delcídio do Amaral.
Na sua página no Twitter, o deputado federal José Guimarães, líder do governo na Câmara dos Deputados, escreveu: "Ministro Wagner no dia de seu aniversário mostra grandeza e desprendimento ao deixar a Casa Civil! Lula nova Ministro da pasta!".