Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 26º

Iglesias e Domènech beijaram-se. Podemos é "uma fábrica de amor"

O líder do Podemos respondeu com sentido de humor às insinuações de que beijar deputados na boca seria “uma nova política” do partido.

Notícias ao Minuto

19:52 - 02/03/16 por Carolina Rico

Mundo Espanha

O Congresso espanhol assistiu esta quarta-feira a um momento surpreendente.

Depois do discurso do deputado catalão Xavier Domènech, (de uma das formações regionais, o En Comú Podem, da Catalunha), o líder do Podemos saiu da tribuna e foi até ao centro do hemiciclo para lhe dar... um beijo na boca.

Esta atitude levou o jornal Mediterrâneo Digital a dizer que esta é uma “nova política” do partido e, no Twitter, Pablo Iglesias ‘confirmou’ com uma publicação irónica: “Somos uma fábrica de amor”.

“À Direita não encontrarão tanta carinho”, escreveu na mensagem que incluía o emoji de um beijo.

Podemos já tinha surpreendido parlamento espanhol

Na sessão de abertura da legislatura, a deputada Carolina Bescansa sentou-se na bancada com Diego, o seu filho de poucos meses que passou de braços em braços, passando por Iglesias e por Íñigo Errejón.

Os deputados do Podemos estão a marcar a diferença no Parlamento espanhol com estes pequenos gestos. Não usam gravata e as mangas de camisa andam arregaçadas. Os homens usam cabelos compridos apanhados em 'rabo de cavalo', as deputadas usam t-shirts com dizeres como 'Working Class Girl'.

Ainda hoje, Iglesias foi interrompido por apupos do grupo parlamentar socialista e ripostou que "a velha política" poderia "aprender uma coisa ou duas sobre respeito de quem anda em mangas de camisa e usa o cabelo comprido".

O líder do Podemos chegou a pedir depois ao socialista Pedro Sánchez que lhe respondesse "olhando-o nos olhos e sem ler das cábulas preparadas pelos seus assessores".

"Eu gosto de responder ao que o adversário me perguntou antes", disse Pablo Iglesias, argumentando que as "pessoas na rua" falam de maneira diferente dos políticos, nos quais - também disse - "raramente se reveem".

Já o presidente da Mesa também revelou mais 'à vontade' do que o espectável ao cometer o deslize de tratar Iglesias por "tu" em vez da tradicional "sua senhoria" ou "usted".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório