Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Haia recebe novo tribunal para julgar crimes de guerra no Kosovo

Um tribunal especial para julgar os presumíveis crimes de guerra cometidos por membros da guerrilha independentista albanesa (UCK) durante a guerra no Kosovo será instalado este ano em Haia, divulgou hoje o governo holandês.

Haia recebe novo tribunal para julgar crimes de guerra no Kosovo
Notícias ao Minuto

18:37 - 15/01/16 por Lusa

Mundo Oficial

"Este tribunal vai julgar as acusações de crimes graves presumivelmente cometidos entre 1999 e 2000 por membros do Exército de Libertação do Kosovo (UCK) contra as minorias étnicas e opositores políticos", indicou o Ministério dos Negócios Estrangeiros holandês, num comunicado.

O novo tribunal será composto por juízes internacionais, mas fará parte do sistema judicial kosovar. A instância ficará instalada, em última análise, num antigo edifício do Serviço Europeu de Polícia (Europol) em Haia.

Segundo o governo kosovar, o tribunal é uma exigência explícita dos parceiros estratégicos do país, incluindo os Estados Unidos e a União Europeia (UE).

Entre 1998 e 1999, um conflito armado opôs as forças de Belgrado (Sérvia) e uma guerrilha independentista do Kosovo.

Na primavera de 1999, as forças da NATO acabariam por intervir no conflito. Uma ofensiva aérea durante três meses provocou a retirada das forças sérvias em junho de 1999 e, quase uma década depois, o Kosovo declarava a sua independência, em 2008.

"Esta é uma questão sensível no Kosovo", disse o governo holandês.

"Os possíveis suspeitos podem ser considerados por certos grupos da sociedade kosovar como combatentes da liberdade e as testemunhas poderão sentir-se ameaçadas no país", referiu a mesma nota da diplomacia holandesa.

Uma votação em Pristina sobre este assunto foi boicotada em agosto passado pela oposição.

Para a maioria dos albaneses do Kosovo, os combatentes do UCK continuam a ser considerados como heróis.

"É por isso que a opção de realizar julgamentos fora do país foi considerada", afirmou o Ministério holandês, sublinhando que o novo tribunal é patrocinado e financiado pela UE.

Uma das primeiras tarefas da instância judicial será a abertura de um inquérito para verificar as acusações apresentadas num relatório publicado em 2010 pelo Conselho da Europa.

O documento, desenvolvido pelo relator especial Dick Marty, relata os abusos cometidos por membros do UCK contra cerca de 500 prisioneiros sérvios e de origem cigana durante a guerra.

Este relatório menciona, entre outros aspetos, o alegado tráfico de órgãos, retirados dos prisioneiros, e denuncia o ex-chefe da guerrilha e atual ministro dos Negócios Estrangeiros kosovar, Hashim Thaçi, que rejeita todas as acusações.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório