Bispo de Beja vai pedir a próximo papa para nomear bispo coadjutor

O Bispo de Beja, António Vitalino Dantas, vai pedir ao próximo papa para nomear um bispo coadjutor com direito de sucessão para a diocese, revelou esta terça-feira o próprio à agência Lusa.

--

©

Lusa
26/02/2013 13:14 ‧ 26/02/2013 por Lusa

Mundo

Vaticano

O prelado explicou que, após o conclave que vai eleger o sucessor de Bento XVI, irá pedir ao próximo papa para nomear um bispo coadjutor, com quem irá trabalhar durante algum tempo e ao qual irá "passar o testemunho" de Bispo de Beja, quando completar 75 anos e pedir a resignação.

Um bispo coadjutor é um bispo titular da Igreja Católica com direito de sucessão e que é nomeado para ajudar e depois substituir um bispo no exercício das suas funções.

António Vitalino Dantas, actualmente com 71 anos, explicou ainda que vai pedir a nomeação de um bispo coadjutor para que a sua sucessão decorra "sem vazios", já que, "normalmente, os processos de nomeação de um bispo demoram cerca de dois anos".

O prelado admitiu que a nomeação de um bispo coadjutor para a Diocese de Beja poderá ocorrer daqui a dois anos, altura em que já terá 73 anos.

"Se Deus me der vida e saúde, até completar 75 anos, terei ainda dois anos para trabalhar com o bispo coadjutor e depois passar-lhe o testemunho", disse António Vitalino Dantas.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas