Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 21º

Indonésia em negociações com Austrália sobre acolhimento de migrantes

A Indonésia está em negociações com a Austrália sobre a possibilidade de acolher requerentes de asilo numa ilha sua, caso Camberra se comprometa a cobrir os custos, revelou o ministro dos Negócios Estrangeiros numa entrevista hoje publicada.

Indonésia em negociações com Austrália sobre acolhimento de migrantes
Notícias ao Minuto

07:00 - 20/11/15 por Lusa

Mundo Jacarta

A Austrália adotou uma severa política de imigração, de modo a afastar os requerentes de asilo que chegam à sua costa em barcos de traficantes de pessoas. O asilo é negado aos que chegam por mar, mesmo que sejam verdadeiros refugiados.

Os imigrantes são enviados de volta para os seus países ou para o pequeno Estado de Nauru e para a Ilha Manus, da Papua Nova Guiné.

A Indonésia, um dos principais pontos de passagem dos requerentes de asilo a caminho da Austrália, tem criticado esta abordagem, em particular a política de devolver ao mar os barcos com migrantes.

No entanto, o ministro da Segurança, Luhut Panjaitan, disse ao jornal Jakarta Post que a Indonésia está disposta a trabalhar com a Austrália para instalar os migrantes no seu território.

"Podemos discutir a possibilidade de alocar uma ilha [para os refugiados] mas a Austrália tem de a financiar totalmente", disse ao diário.

O governante indicou que já houve conversações sobre a ilha, mas que são ainda "preliminares".

Segundo Luhut Panjaitan, muitos requerentes de asilo acabam 'presos' nas províncias mais pobres da Indonésia e podem gerar tensões com os locais.

Jacarta já participou num esquema semelhante no passado, acolhendo cerca de 200.000 vietnamitas na ilha de Galang, entre 1979 e 1996, depois de muitas pessoas fugirem de barco do país devido à guerra.

De acordo com o novo plano, os requerentes de asilo apenas poderão ficar alojados na ilha temporariamente, disse Panjaitan.

A oferta foi feita após uma viagem à Austrália no início da semana e antes de uma visita de dirigentes australianos à Indonésia, que deve acontecer nas próximas semanas.

No entanto, o ministro exigiu que a Austrália cesse a sua política de enviar barcos para a Indonésia.

"Disse-lhes que tais ações são erradas e vão contra os princípios humanitários", afirmou.

No início do ano a Austrália fechou um acordo com o Camboja para que o país receba refugiados em troca de milhões de dólares em assistência nos próximos quatro anos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório