Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Jornal do PC chinês acusa líder da oposição em Taiwan de ser "tacanha"

Um jornal estatal da China acusou hoje a líder da oposição e candidata presidencial em Taiwan, Tsai Ing-wen, de ser "tacanha e egoísta", na sequência das suas críticas a um encontro entre os líderes dos dois lados.

Jornal do PC chinês acusa líder da oposição em Taiwan de ser "tacanha"
Notícias ao Minuto

10:07 - 09/11/15 por Lusa

Mundo Tsai Ing-wen

Os presidentes da China e de TaiwanXi, Jinping e Ma Ying-Jeou, respetivamente, reuniram-se no sábado passado, em Singapura, num encontro inédito.

Tsai Ing-wen, líder do Partido Democrático Progressista, mais cético em relação a Pequim, atacou Ma Ying-Jeou por não ter defendido a democracia e liberdade em Taiwan, durante o encontro, e por não se ter referido à ilha como República da China.

Em editorial, o Global Times, jornal de língua inglesa do grupo do Diário do Povo, o órgão central do Partido Comunista Chinês (PCC), disse que Tsai "cometeu gafes", descrevendo-a como "raivosa".

Ela "expôs o seu apoio à independência", escreveu o jornal, aludindo a uma postura que Pequim ameaça retaliar "usando a força", caso se concretize.

"As palavras de Tsai são reveladoras da sua tacanhez e extremo egoísmo politico ao colocar os votos acima do desenvolvimento pacífico dos dois lados do Estreito de Taiwan", refere o Global Times.

Depois da guerra civil chinesa ter acabado, com a vitória do Partido Comunista da China (PCC), o antigo governo nacionalista (Kuomintang) refugiou-se na ilha de Taiwan, onde continua a identificar-se como governante de toda a China.

Pequim considera Taiwan uma província chinesa e defende a "reunificação pacífica", segundo a mesma fórmula adotada para Hong Kong e Macau ("Um país, dois sistemas").

Do ponto de vista da diplomacia internacional, existe a República Popular da China, governada pelo PCC, e a República da China, na ilha de Taiwan, mas ambos os lados rejeitam uma divisão definitiva.

Taiwan tem previsto para janeiro a realização de eleições legislativas, e Tsai é a favorita a ganhar o exercício, numa altura em que a opinião pública taiwanesa olha com desconfiança para as relações cada vez mais estreitas com a China comunista.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório