A NASA informou igualmente que os astronautas a bordo da estação e os engenheiros da agência espacial estão a trabalhar para restabelecer as comunicações.
"Esta manhã, cerca das 9h45 (14h45 na hora de Lisboa), a Estação Espacial Internacional perdeu o contacto com o solo. Os controladores de voo em Houston (Texas, sul dos Estados Unidos) estavam a actualizar o sistema informático a bordo da estação, mas o sistema começou a funcionar mal", precisou a NASA, num comunicado.
A agência espacial norte-americana referiu que o computador principal que gere os parâmetros da vida a bordo da EEI foi substituído por um sistema de recurso. Este sistema não permite comunicações via satélite.
A NASA conseguiu estabelecer um breve contacto com a equipa da EEI quando a estação sobrevoou as estações de controlo na Rússia, por volta das 11:00 (16:00 hora de Lisboa).
A tripulação recebeu instruções e está a trabalhar, neste momento, com um computador de recurso para tentar restabelecer as comunicações.
O actual comandante da EEI, Kevin Ford, fez saber que estava tudo a correr bem na estação e que a equipa estava a trabalhar.
Actualmente, a tripulação da EEI integra seis homens: dois norte-americanos, três russos e um canadiano.