No seguimento da polémica levantada por uma reportagem do jornal The Sun, que divulgou imagens da Rainha Isabel II a fazer a saudação nazi, em 1930, o The Independent fez um levantamento dos países onde a realização deste gesto pode resultar em pena de prisão.
Alemanha e Áustria: a proibição da saudação e da simbologia nazi foi instaurada logo após o final da Segunda Guerra Mundial. Fazer a saudação nazi na Alemanha pode dar até seis meses de cadeia.
Eslováquia e República Checa: na República Checa para que se condene alguém é preciso que se prove a intenção de promover a ideologia extremista mas os que forem condenados podem enfrentar até cinco anos de cadeia. Na Eslováquia, as condenações resultam, regra geral, em multas.
Suíça e Suécia: nos dois países, fazer a saudação nazi é considerado um crime de ódio. No entanto, em 2014, a Suíça deliberou que se a pessoa estiver apenas a expressar as suas convicções não é passível de condenação. A promoção da ideologia a terceiros continua a ser penalizada.