Os galardões, organizados pela revista inglesa Restaurant, serão atribuídos pelo 11.º ano consecutivo, distinguindo o Melhor Restaurante do Mundo e a Melhor Chef Mundial Feminina, além do prémio Carreira e Escolha do Chef.
Este ano, surge uma nova categoria: o prémio Restaurante Sustentável, para o restaurante entre os 50 Melhores que "reflicta maior preocupação ambiental e social", anunciou a organização.
Portugal assegurou a entrada para esta lista no ano passado, pela primeira vez, com o restaurante Vila Joya (duas estrelas Michelin), que subiu 35 posições para o 45.º lugar. O 'Noma' (Dinamarca) foi, pelo terceiro ano consecutivo, considerado o melhor restaurante, seguido de dois espanhóis, 'El Celler de Can Roca' e 'Mugaritz'.
"Todos os anos aguardamos com entusiasmo a revelação da data para a cerimónia de entrega dos prémios, pois marca o início da temporada dos 50 Melhores Restaurantes do Mundo", declarou o editor da revista Restaurant, William Drew, que garante o empenho da publicação "para que os resultados sejam uma reflexão criteriosa e precisa do cenário global e mais actual da restauração, permitindo que os membros votem de forma alargada tanto em pequenos e desconhecidos restaurantes em regiões isoladas, como nos mais conhecidos restaurantes do Mundo".