A afirmação é da coordenadora executiva da Comissão de Coordenação do Combate à Droga (CCCD), Fernanda Marques, feita numa entrevista à agência Inforpress, no âmbito da comemoração do Dia Mundial Contra o Uso Abusivo e o Tráfico Ilícito de Drogas, que hoje se assinala.
Fernanda Marques, que citou dados de 2014 das estruturas de saúde locais, adiantou que nas comunidades terapêuticas, 58% dos 46 residentes começaram a consumir drogas com 10 anos.
"Nesse caso particular, ao confrontar-se a idade atual com o início de uso das drogas, conseguimos apurar que a maior parte, 31 %, já consome há mais de 21 anos. E se olharmos para a nova resposta que temos em termos de tratamento, 27% dessas pessoas têm entre os 31 e 35 anos", disse.
Num período de cinco meses, sublinhou, o Espaço de Respostas Integradas às Dependências (ERID) do Centro de Saúde de Achadinha, na Cidade da Praia, atendeu 62 pessoas.
Os dados, segundo Fernanda Marques, preocupam os responsáveis do setor, que admitem a necessidade de intensificar o trabalho da prevenção, sobretudo junto das famílias.
"Os estudos mostram que as famílias que acompanham as suas crianças é um importante fator protetor. Além disso, há um trabalho a ser intensificado junto das escolas tanto no que diz respeito ao consumo das drogas ilícitas como do álcool", disse.
Nas escolas, indica, vai ser implementado no ano letivo 2015/2016 um programa de prevenção universal, intitulado "Eu e os Outros", que conta com o apoio de técnicos portugueses e do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (ONUDC).
Em Cabo Verde, segundo um estudo apresentado em 2013, 7,4% dos jovens já experimentou drogas ilícitas e 26,5% as lícitas.
No que respeita a álcool, a prevalência de consumo de substâncias lícitas detetadas no estudo indica que 45,5% de jovens já experimentou vez, sendo a preferência sobre a cerveja (90,6%) e aguardente ('grogue', 79,9%).
Já o consumo de substâncias psicoativas ilícitas, o estudo revela que 54,6% de jovens do sexo masculino e 54,8% do sexo feminino consumiram por curiosidade, 9,7% para se sentir bem-disposto e 8,7% para esquecer os problemas.
Em Cabo Verde, o Dia Mundial Contra o Uso Abusivo e o Tráfico Ilícito de Drogas é assinalado sob o lema 'Vamos Desenvolver Nossas Vidas, Nossas Comunidades, Nossas Identidades, Sem Drogas', tema que visa enfatizar o impacto das drogas no desenvolvimento.