Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Presidente do Burundi afasta ministros da Defesa e dos Negócios Estrangeiros

O Presidente do Burundi, Pierre Nkurunziza, decidiu fazer uma remodelação governamental e afastar três ministros, incluindo os titulares das pastas da Defesa e dos Negócios Estrangeiros, divulgou hoje uma fonte oficial.

Presidente do Burundi afasta ministros da Defesa e dos Negócios Estrangeiros
Notícias ao Minuto

16:17 - 18/05/15 por Lusa

Mundo Remodelação

Esta remodelação governamental é anunciada alguns dias depois de uma tentativa falhada de golpe de Estado lançada pelo general Goderfroid Niyombare, um ex-companheiro de armas do Presidente durante a guerra civil (1993-2006).

A crise política no Burundi foi desencadeada pela designação de Pierre Nkurunziza como candidato a um terceiro mandato presidencial.

Segundo um porta-voz da Presidência, citado pela agência francesa AFP, o ministro da Defesa Pontien Gaciyubwenge é substituído por Emmanuel Ntahonvukiye, um civil.

A diplomacia do Burundi fica a cargo de Alain Aimé Nyamitwe, que sucede a Laurent Kavakure.

Alain Aimé Nyamitwe foi até agora embaixador do Burundi junto da União Africana (UA), enquanto Emmanuel Ntahonvukiye, um antigo magistrado que liderou o tribunal anticorrupção daquele país, é o primeiro civil a assumir a pasta da Defesa em 50 anos.

"O Presidente da República tem poderes que a Constituição lhe confere, nomeadamente o poder de mudar o governo. Ele acredita que o momento chegou e é um poder discricionário", comentou o porta-voz Gervais Abayeho.

"Isto poderá estar relacionado ou não [com os mais recentes acontecimentos políticos no país], os ministros são supervisionados diariamente e o Presidente pode fazer mudanças se considerar que é necessário", acrescentou a mesma fonte.

Pierre Nkurunziza também decidiu afastar de funções a ministra do Comércio, Virginie Ciza, e nomear para o cargo Irina Inantore.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório