Meteorologia

  • 08 MAIO 2024
Tempo
21º
MIN 17º MÁX 30º

Arábia espera que acordo nuclear com Irão reforce segurança

O rei Salman da Arábia Saudita disse hoje, numa conversa telefónica com o presidente norte-americano, Barack Obama, esperar que um acordo final sobre o programa nuclear iraniano reforce a segurança regional no Médio Oriente, informou a agência oficial SPA.

Arábia espera que acordo nuclear com Irão reforce segurança
Notícias ao Minuto

13:50 - 03/04/15 por Lusa

Mundo Rei

Trata-se do primeiro comentário da Arábia Saudita, rival regional do Irão, sobre o acordo nuclear alcançado na quinta-feira entre a República Islâmica e as grandes potências.

Durante a conversa na quinta-feira à noite por iniciativa de Obama, o rei saudita declarou esperar que "se chegue a um acordo final vinculativo que conduza ao reforço da segurança e da estabilidade na região e no mundo", precisou a agência.

O designado grupo 5+1 (que inclui os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU - Estados Unidos, China, França, Rússia, Reino Unido - e a Alemanha) e o Irão chegaram na quinta-feira, em Lausanne, a um acordo de princípio para resolver a questão do programa nuclear iraniano.

O acordo final com os aspetos técnicos e legais tem de ficar concluído até 30 de junho.

Ao saudar a conclusão do acordo, Obama anunciou a sua intenção de reunir na primavera, em Camp David, nos Estados Unidos, os dirigentes das monarquias do Golfo para analisar o modo de reforçar a cooperação e tentar resolver "os vários conflitos na origem de tanto sofrimento e instabilidade através do Médio Oriente".

A Arábia Saudita, como a maioria dos países do Golfo, tem grande desconfiança em relação ao Irão, receando nomeadamente que Teerão encoraje, com o seu controverso programa, a corrida à proliferação nuclear na região.

Riade acusa ainda Teerão de apoiar os rebeldes xiitas 'huthis' no Iémen, contra os quais lançou uma campanha de ataques aéreos a 26 de março.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório