Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Indonésia vai deportar jornalista que cobria história de condenados à morte

Uma jornalista vai ser hoje deportada para a Austrália, após ter sido descoberta a cobrir a história de dois australianos condenados na Indonésia por tráfico de droga, atualmente no 'corredor da morte', com visto de turista, informaram autoridades da imigração.

Indonésia vai deportar jornalista que cobria história de condenados à morte
Notícias ao Minuto

10:18 - 27/02/15 por Lusa

Mundo Jacarta

Candace Sutton, jornalista do Daily Mail, foi levada para interrogatório por agentes da imigração na quarta-feira, quando estava a entrevistar um familiar de um dos condenados à morte australianos num hotel na ilha de Java.

A entrevista estava a decorrer na cidade portuária de Cilacap, perto da prisão onde os traficantes Myuran Sukumaran e Andrew Chan deverão ser executados.

As datas das execuções não são conhecidas.

O porta-voz do departamento de imigração Heriyanto disse que Sutton "falhou em apresentar um visto de jornalista" e violou as leis de imigração ao trabalhar com um visto de turista que comprou à chegada à Indonésia.

A jornalista vai ser enviada de avião na noite de sexta-feira de Jacarta para Sydney, informaram as autoridades.

Os australianos encontram-se entre um grupo de estrangeiros, incluindo um francês e um brasileiro, que deverão ser executados em breve.

Entre estes inclui-se Rodrigo Gularte, o segundo brasileiro condenado à pena de morte na Indonésia por tráfico de drogas.

Em janeiro, o Governo indonésio executou seis presos por tráfico de drogas, incluindo o brasileiro Marco Archer Cardoso Moreira, 53 anos, executado por fuzilamento, após aguardar durante 10 anos no "corredor da morte" pela aplicação da sentença a que tinha sido condenado.

Marco Archer Cardoso Moreira foi preso por tráfico de 13 quilos de cocaína em 2003 e julgado em 2004. Os pedidos de clemência feitos pelo condenado e pelo Governo brasileiro foram negados.

Rodrigo Gularte, 42 anos, foi julgado e condenado em 2005, por entrar na Indonésia com seis quilos de cocaína em pranchas de surf.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório