Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 24º

Cães reconhecem expressões faciais, até de estranhos

Que os cães são animais não só fiéis como inteligentes, já o sabemos. Mas um novo estudo demonstra que estes animais têm capacidade para distinguir expressões faciais básicas, mesmo de pessoas que nunca viram na vida.

Cães reconhecem expressões faciais, até de estranhos
Notícias ao Minuto

18:30 - 14/02/15 por Notícias Ao Minuto

Mundo Estudo

Se tem um cão já se terá deparado com algum momento em que o seu animal foi capaz de reagir, em função de a sua expressão ser zangada ou de um alegre sorriso. Mas um estudo que envolveu várias raças, de que o Huffington Post dá conta, mostra que estes animais mostram discernimento suficiente para reconhecer expressões faciais básicas, inclusive de estranhos.

O estudo, publicado na quinta-feira na Current Biology, vem reforçar a ideia de que também os cães conseguem reconhecer expressões e outras raças, neste caso dos humanos.

Num texto a acompanhar a divulgação do estudo, um dos coautores, Ludwig Huber, da Universidade de Medicina Veterinária de Viena, é perentório: “o nosso estudo prova que os cães conseguem distinguir expressões de ‘alegres’ ou ‘zangadas’ em humanos, sabem que as expressões têm significados diferentes e conseguem fazer isto não só com pessoas que conhecem bem mas também com rostos que nunca tinha visto na vida.

O estudo em causa colocou onze cães de raças diferentes – onde se incluem raças com pastor alemão, fox terrier, golden retriever, entre outras – perante ecrãs em que surgiam expressões distintas. Alguns dos animais recebiam biscoitos por reconhecerem expressões mais zangadas e outros por expressões mais felizes.

Este reconhecimento impressiona não só porque foi feito com pequenas imagens num ecrã mas também porque, em vários casos, os cães reconheceram expressões em imagens em que só se mostrava parte do rosto (por exemplo só nariz e olhos; ou então olhos e boca).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório