Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Churchill foi "o melhor primeiro-ministro" do Reino Unido

O chefe do Governo britânico, David Cameron, afirmou hoje que Winston Churchill, falecido há 50 anos, foi o "melhor primeiro-ministro" que o Reino Unido teve até à atualidade.

Churchill foi "o melhor primeiro-ministro" do Reino Unido
Notícias ao Minuto

19:44 - 24/01/15 por Lusa

Mundo David Cameron

O dirigente conservador divulgou hoje um breve vídeo gravado para comemorar este aniversário na imponente mansão de Blenheim Palace, o lugar de nascimento de Churchill (1874-1965), situada no condado inglês de Oxfordshire.

"Churchill foi o nosso melhor primeiro-ministro e devemos-lhe tudo", sublinhou David Cameron, recordando que um dos seus discursos mais famosos, aquele em que anunciou aos compatriotas, em 1940, que o Reino Unido entrava na guerra contra a Alemanha nazi de Adolf Hitler.

Cameron avaliou que esta decisão de Churchill "salvou o Reino Unido e salvou todo o mundo", e apelou aos cidadãos do país para, ao longo de 2015, na rede social Twitter, colocarem as melhoras citações do histórico líder britânico.

Para comemorar o aniversário, o Reino Unido vai organizar várias iniciativas, desde exposições a homenagens, uma delas chama-se ‘Central Churchill’, uma plataforma na internet criada com o apoio de várias fundações, museus e universidades de todo o mundo, que irão recordar a vida e o legado do líder britânico.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório