O dirigente conservador divulgou hoje um breve vídeo gravado para comemorar este aniversário na imponente mansão de Blenheim Palace, o lugar de nascimento de Churchill (1874-1965), situada no condado inglês de Oxfordshire.
"Churchill foi o nosso melhor primeiro-ministro e devemos-lhe tudo", sublinhou David Cameron, recordando que um dos seus discursos mais famosos, aquele em que anunciou aos compatriotas, em 1940, que o Reino Unido entrava na guerra contra a Alemanha nazi de Adolf Hitler.
Cameron avaliou que esta decisão de Churchill "salvou o Reino Unido e salvou todo o mundo", e apelou aos cidadãos do país para, ao longo de 2015, na rede social Twitter, colocarem as melhoras citações do histórico líder britânico.
Para comemorar o aniversário, o Reino Unido vai organizar várias iniciativas, desde exposições a homenagens, uma delas chama-se ‘Central Churchill’, uma plataforma na internet criada com o apoio de várias fundações, museus e universidades de todo o mundo, que irão recordar a vida e o legado do líder britânico.