Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Obesidade cada vez mais na origem de cancros

A obesidade poderá estar relacionada com pelo menos meio milhão de novos casos de cancro a nível mundial, revela um estudo internacional de 2012 de que o Medical Daily dá agora conta.

Obesidade cada vez mais na origem de cancros
Notícias ao Minuto

17:12 - 30/11/14 por Notícias Ao Minuto

Mundo Estudo

A obesidade é cada vez mais um problema nas sociedades mais desenvolvidas. E está também cada vez mais associada a casos de cancro. Só em 2012 pelo menos meio milhão de novos casos de cancro estarão relacionados com a obesidade, revela um estudo agora divulgado pela International Agency for Research on Cancer.

O estudo desta agência internacional para a investigação na área da oncologia analisou dados de 182 países diferentes e pormenoriza que 136 mil dos casos em causa foram em homens enquanto cerca de 345 mil foram em mulheres. Em percentagem, a obesidade esteve ligada a 1,9% dos novos casos de cancro em homens enquanto que nas mulheres a percentagem sobre para 5.4%.

Não por acaso, a América do Norte foi a região do globo que mais contribuiu para estes novos casos de cancros, relacionados coma obesidade. Em sentido oposto, a região do globo com menos casos novos do género foi a África subsariana. Para os investigadores, no entanto, uma questão é clara: a situação é cada vez mais à escala global e, acima de tudo, são casos que poderiam ter sido evitados.

A prevalência de obesidade duplicou desde os anos 80. Num press-release do estudo, publicado no Science Daily, Melina Arnold, investigadora que liderou este estudo, considera que o estudo oque levaram a cabo reforça a preocupação que deve haver para contrariar a tendência de aumento de obesidade.

Os cancros da mama, cólon e rins são alguns dos que poderão ter um maior risco quando associados á obesidade. O Medical Daily realça que embora não se saiba exatamente porque é que a obesidade pode ser um risco, a verdade e que o excesso de peso poderá influenciar a forma de o corpo funcionar, uma mudança que nalguns casos poderá levar à proliferação de células indesejadas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório