China testa com êxito sistema laser para abater drones

A China testou com êxito um sistema de defesa com um raio laser de alta precisão capaz de abater aviões não tripulados (drones) de pequena dimensão que voem a baixa altitude, informou a Xinhua.

Notícia

© Reuters

Lusa
03/11/2014 07:00 ‧ 03/11/2014 por Lusa

Mundo

Defesa

O sistema tem capacidade para derrubar vários aparatos num raio de dois quilómetros em apenas cinco segundos após localizado o alvo, indicou, esta noite, a agência oficial chinesa, citando um comunicado da Academia Nacional de Engenharia, que participa no projeto.

O novo sistema foi desenhado para destruir aparelhos que voam a uma altitude máxima de 500 metros e a uma velocidade inferior a 50 metros por segundo.

O mecanismo vai ser instalado ou transportado em veículos e espera-se que desempenhe um "papel fundamental" na garantia da segurança durante grandes eventos em zonas urbanas", realça a Xinhua.

A academia indicou ainda estar a desenvolver um laser de maior potência e alcance, mas sem detalhar se o objetivo é dirigi-lo contra aeronaves de maior tamanho.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas