O autarca de Macapá, no Brasil, agarrou um membro de uma equipa de reportagem pelo pescoço durante uma visita às obras do Hospital Municipal na zona norte da capital, no domingo. O momento foi filmado e tornou-se viral nas redes sociais.
No vídeo - que pode ver acima - um jornalista vai ao encontro do autarca Antônio Furlan e começou a questioná-lo sobre a obra que visitavam.
Antônio Furlan perguntou ainda se "era coisa séria", ao que o repórter disse que sim e perguntou "o que estava a acontecer com a obra", uma vez que deveria estar pronta em 2023. O presidente ri e não responde à questão.
O insólito acontece a seguir quando Furlan se dirige a um membro da equipa de reportagem e o agarra fazendo-lhe um mata-leão - técnica de estrangulamento em artes marciais e sistemas de defesa pessoal.
As pessoas que se encontravam no local separaram os dois e ouve-se o jornalista dizer: "O que é isso? Foi uma pergunta normal. É uma falta de respeito".
De acordo com o site brasileiro g1, a equipa de reportagem foi detida pela Guarda Municipal. A autarquia, através de um comunicado, revelou que tanto o autarca como duas funcionárias públicas "foram agredidas" verbalmente durante a visita à obra.
"O blogueiro Heverson Castro, acompanhado de outros dois indivíduos identificados como Marshal e Iran Froes, interrompeu a atividade oficial, agrediu verbalmente o prefeito e ainda tentou agredi-lo fisicamente", lê-se no comunicado.
E acrescentou que "a instituição reitera que não tolera nenhum tipo de violência, intimidação ou desrespeito que dificultem o trabalho realizado diariamente em prol da população" e que "medidas legais cabíveis já estão sendo tomadas".
No entanto, a equipa de reportagem - composta pelo jornalista Heverson Castro, Marshal dos Anjos e Iran Froes - contestou a informação avançada pela autarquia.
O mesmo meio refere que os três detido foram levados para a Esquadra, uma vez que as duas funcionárias públicas alegaram terem sido agredidas. Dá ainda conta de que o repórter Heverson Castro é um crítico da administração municipal e que, frequentemente, publica conteúdos onde questiona as decisões da autarquia.
Leia Também: Lula em mensagem dirigida a Trump: "A plantar comida e não-violência"