A iniciativa foi anunciada hoje pelo gabinete do primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, que considerou que esta reunião será "uma oportunidade crucial para discutir os progressos necessários para alcançar uma paz justa e duradoura" na Ucrânia.
O primeiro-ministro britânico já tinha conversado telefonicamente com o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, num momento em que está a ser preparado um encontro do líder da Casa Branca, Donald Trump, com o homólogo russo, Vladimir Putin, para discutir a suspensão dos combates na Ucrânia.
"Os dois líderes saudaram o compromisso do Presidente Trump em pôr fim a esta guerra bárbara e concordaram que devem manter a pressão sobre Putin para que termine a sua guerra ilegal", indica o comunicado de Starmer.
O chefe do Governo britânico reiterou ainda o seu "apoio inabalável à Ucrânia e ao seu povo".
O encontro de hoje acontece após o anúncio da reunião de alto nível de Trump com Putin, em 15 de agosto, no Alasca, sem a presença de Volodymyr Zelensky, que tem exigido repetidamente ser ouvido para uma solução do conflito.
A reunião de hoje em Londres está a ser organizada pelo secretário dos Negócios Estrangeiros, David Lammy, na sua residência oficial em Chevening, Kent, onde o vice-Presidente dos Estados Unidos iniciou as suas férias no Reino Unido na sexta-feira.
De acordo com fontes próximas do Governo britânico citadas pela agência France Presse (AFP), as conversações deverão durar todo o dia.
[Notícia atualizada às 13h37]
Leia Também: Kyiv anuncia que Moscovo lançou 47 drones em território ucraniano