"Não toleramos quaisquer ameaças contra judeus na Alemanha. As suspeitas em torno de um homem [preso na passada quinta-feira na Dinamarca] suspeito de ser um agente iraniano devem ser totalmente esclarecidas", escreveu a diplomacia alemã na rede social X.
Um homem suspeito de recolher informações sobre locais judaicos e cidadãos judeus em Berlim para os serviços de informação iranianos, possivelmente para a realização de ataques, foi detido na Dinamarca, declararam hoje procuradores da Alemanha.
O cidadão dinamarquês, identificado apenas como Ali S., foi detido na quinta-feira na cidade dinamarquesa de Aarhus, afirmaram os procuradores federais alemães num comunicado.
No início deste ano, o suspeito teria sido incumbido pelo serviço de informações iraniano de recolher informações sobre "locais judaicos e indivíduos judeus específicos" em Berlim, disseram os procuradores.
O suspeito teria espiado três propriedades em junho, "provavelmente para a preparação de novas atividades de espionagem na Alemanha, possivelmente incluindo ataques terroristas contra alvos judeus", disseram os procuradores.
O homem detido foi acusado de trabalhar para um serviço de informações de uma potência estrangeira.
Os dados que levaram à detenção foram fornecidos pelo serviço de informações interno da Alemanha, disseram os procuradores.
O suspeito será levado perante um juiz na Alemanha para determinar se permanecerá detido enquanto aguarda acusações formais após a sua extradição da Dinamarca.
Leia Também: "A Alemanha é de longe o maior apoiante da Ucrânia na Europa"