Moçambique: 1.º censo populacional com plataformas digitais será em 2027

O Governo moçambicano aprovou hoje a realização do recenseamento geral da população e habitação de 01 a 15 de agosto de 2027, a decorrer pela primeira vez através das plataformas digitais e com resultados em seis meses.

Notícia

© Lusa

Lusa
20/05/2025 19:29 ‧ há 4 horas por Lusa

Mundo

Moçambique

"O [censo] vai permitir determinar efetivamente quanta população infantil temos, quanta população jovem, adulta e na terceira idade temos, portanto, o censo populacional vai-nos permitir falar com certeza sobre o processo de desenvolvimento e também vai permitir que planifiquemos de forma melhor as diferentes dinâmicas e diferentes necessidades que as populações tem em relação ao nosso país", declarou o porta-voz do Conselho de Ministros, Inocêncio Impissa, no final de uma reunião do executivo, em Maputo.

 

Segundo o responsável, o censo populacional de 2027 vai ser realizado pela primeira vez totalmente com meios eletrónicos, e o Governo avança que os resultados serão conhecidos em seis meses.

"Moçambique adotou de 10 em 10 anos fazer o censo populacional para compreender as dinâmicas populacionais territoriais que ocorrem para compreender quem somos, onde estamos, como estamos e onde cada um está de facto, para depois, com os resultados que isto nos vai dar, permitir que o Governo defina melhores políticas", acrescentou Impissa.

O censo "vai ajudar a melhor planificar para resolver os problemas das populações", insistiu.

 O Instituto Nacional de Estatísticas (INE) estima em 34 milhões a população moçambicana em 2025, contra 27,1 milhões no último censo, realizado em 2017.

Leia Também: Maria de Lurdes Mutola pede aposta de Moçambique no desporto feminino

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas