Incêndio numa plataforma petrolífera em Angola. Há 17 feridos

Um incêndio provocou 17 feridos esta madrugada, dos quais quatro graves, numa plataforma petrolífera em Angola de uma subsidiária da Chevron, divulgou a Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (Anpg).

Notícia

© Lusa

Lusa
20/05/2025 14:17 ‧ há 4 horas por Lusa

Mundo

Angola

No comunicado, a concessionária angolana avançou que o incêndio ocorreu por volta das 03h00, no convés da cave da plataforma de águas profundas Benguela Belize Lobito Tomboco (BBLT) da Cabinda Golf Oil Company Limited (Cabgoc), localizada no Bloco 14, na zona marítima de Cabinda.

 

De acordo com a Anpg, os feridos estão todos já em terra e a receber os devidos cuidados médicos, estando a causa do incidente a ser investigada.

"O facto ocorreu num momento em que a instalação BBLT estava a ser submetida a uma manutenção anual, no âmbito de uma atividade de paragem programada, estando toda a produção no local encerrada desde o dia 01 de maio", refere-se na nota.

No comunicado descreve-se que o Cabgoc respondeu imediatamente e extinguiu o incêndio com sucesso, tendo sido ativados todos os protocolos para concretizar os procedimentos de resposta de emergência e notificar as autoridades relevantes.

A concessionária angolana sublinhou que a prioridade nesta altura é "garantir a segurança de todo o pessoal, garantir o melhor acompanhamento aos feridos e determinar a causa raiz do incidente".

A Cabgoc é uma subsidiária da Chevron em Angola, que opera duas concessões em nome dos seus parceiros no Bloco 0: Sonangol E. P. (41%), TotalEnergies EP Petroleum (Angola) SAS. (10%), e Azule Energy Angola Production B.V. (9,8%); e no Bloco 14: Sonangol P&P (20%), Angola Block 14 B.V (20%), Azule Energy Angola (20%), e Etu Energias (9%).

Leia Também: Presidente angolano felicita Montenegro por vitória nas eleições

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas