RSF denunciam tentativa de controlo mediático na Hungria

Os Repórteres Sem Fronteiras (RSF) apelam à intervenção da Comissão Europeia na Hungria perante um novo projeto de lei, que pretende sancionar ou proibir os meios com financiamento estrangeiro, denunciando uma tentativa de controlo mediático.

Repórteres sem Fronteiras, jornalistas, liberdade de expressão,

© Alain Pitton/NurPhoto via Getty Images

Lusa
19/05/2025 14:33 ‧ há 4 semanas por Lusa

Mundo

Repórteres Sem Fronteiras

A organização não governamental refere-se ao projeto de lei "sobre a transparência na esfera pública", apresentando em 13 de maio pelo partido governamental húngaro Fidesz, liderado pelo primeiro-ministro, Viktor Orbán, prevê que as organizações que recebem financiamento do estrangeiro (incluindo fundos europeus) e que, segundo as autoridades, representem um perigo para a soberania nacional, possam ser multadas ou eliminadas.

 

Neste sentido, os Repórteres Sem Fronteiras pedem "à Comissão Europeia que denuncie esta grave tentativa de assumir o controlo dos media independentes", até porque em causa está a Lei Europeia da Liberdade dos Meios de Comunicação Social (EMFA) que consagra o direito à informação dos cidadãos europeus e impõe o financiamento livre e imparcial dos media.

"A Comissão Europeia deve condenar esta nova medida que empurra o direito à informação na Hungria para a beira do abismo. Se essa legislação for adotada, os RSF pedem à União Europeia que use todos os meios à sua disposição para garantir que o que resta da liberdade de imprensa na Hungria seja preservado", refere o chefe da delegação dos RSF para a União Europeia e Balcãs, Pavol Szalai. 

A organização salienta ainda que esta medida faz parte de uma campanha do governo húngaro contra opositores e meios de comunicação social independentes no período que antecede as eleições legislativas de 2026.

A Hungria ocupa a 68.ª posição entre os 180 países e territórios que compõem o 'ranking' mundial de liberdade de imprensa 2025 dos RSF.

Leia Também: França, Hungria e Itália apoiam Portugal na defesa dos direitos de autor com uso de IA

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas