PM polaco diz que piratas informáticos russos atacaram 'sites' da coligação

O primeiro-ministro da Polónia, Donald Tusk, declarou que foram piratas informáticos russos os autores do ataque de hoje aos 'sites' dos partidos de sua coligação governamental, a dois dias das eleições presidenciais.

Notícia

© Reuters

Lusa
16/05/2025 17:29 ‧ há 6 horas por Lusa

Mundo

Donald Tusk

O candidato que lidera as sondagens para as eleições de domingo é um alto responsável do partido Plataforma Cívica, de Tusk, o presidente da câmara de Varsóvia, Rafal Trzaskowski.

 

"Dois dias antes das eleições, um grupo de 'hackers' russos que operam no [serviço de mensagens digitais] Telegram atacou os 'sites' da Internet da Plataforma Cívica", escreveu Tusk hoje à tarde na rede social X.

Segundo o chefe do Governo polaco, os 'sites' de outros partidos que integram a coligação no poder, a Esquerda e o Partido Popular Polaco (PSL), também foram alvo do ciberataque.

"Os serviços estão a levar a cabo ações intensivas neste caso. O ataque está em curso", afirmou.

As autoridades polacas estão também a investigar anúncios políticos pagos na rede social Facebook que um instituto de investigação estatal polaco, o NASK, identificou como possível ingerência eleitoral.

NASK é o acrónimo polaco de Rede Nacional de Investigação e Computação Académica.

O instituto indicou que denunciou a campanha de desinformação à Meta, proprietária do Facebook, e que os anúncios foram removidos.

"As contas de anúncios envolvidas na campanha gastaram nos últimos sete dias mais em conteúdos políticos do que qualquer comissão eleitoral", afirmou o NASK na quarta-feira.

"As ações destinavam-se a apoiar ostensivamente um dos candidatos e a desacreditar os outros", sublinhou.

Já no final de 2024, as autoridades polacas relataram até 1.000 ciberataques russos e bielorrussos por dia tendo como alvos instituições e agências governamentais, e associaram-nos ao apoio do país à vizinha Ucrânia, na sua guerra em curso há mais de três anos contra a invasão da Rússia.

Leia Também: Tusk denuncia ciberataque que atribui a "interferência estrangeira"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas