Israel confirma libertação do refém Edan Alexander pelo Hamas

Edan Alexander, de 21 anos, foi capturado durante o ataque de 07 de outubro, quando servia numa unidade de elite perto de Gaza.

Notícia

© Reprodução X/ Hen Mazzig

Notícias ao Minuto
12/05/2025 16:36 ‧ há 3 horas por Notícias ao Minuto

Mundo

Médio Oriente

O refém israelo-americano Edan Alexander já foi entregue à Cruz Vermelha pelo Hamas, no norte de Khan Younis. A libertação do jovem já foi confirmada pelas forças israelitas e pela Cruz Vermelha.

 

Através de um comunicado, citado pelo The Times of Israel, o Hamas confirmou a libertação do jovem e acrescentou que esta decisão surgiu após "importantes conversações" com os Estados Unidos, onde o "Hamas respondeu positivamente e com grande flexibilidade".

No comunicado, o grupo islamita apelou ainda à administração de Donald Trump que "continue com os esforços para terminar com a guerra brutal iniciada por Netanyahu contra crianças, mulheres e cidadãos indefesos na Faixa de Gaza".

As Forças de Defesa de Israel (IDF, sigla em inglês) confirmaram que "um refém foi transferido" para a Cruz Vermelha que, também já confirmou a libertação de Edan Alexander e acrescentou que o jovem está a ser levado ao encontro das forças israelitas.

Posteriormente, a IDF indicou que "o soldado Edan Alexander atravessou a fronteira para território israelita".

Edan Alexander, de 21 anos, foi capturado durante o ataque de 07 de outubro, quando servia numa unidade de elite perto de Gaza.

Em 15 de abril, o Hamas declarou ter perdido o contacto com o grupo que mantinha o refém em Gaza na sequência de um ataque israelita.

Das 251 pessoas raptadas em Israel durante os ataques de 07 de outubro de 2023, 58 continuam detidas em Gaza, 34 das quais foram declaradas mortas pelo exército israelita.

A 07 de outubro de 2023 um ataque sem precedentes do grupo islamita palestiniano Hamas em solo israelita causou cerca de 1.200 mortos e o grupo fez mais de duas centenas de reféns. Israel respondeu com ataques sobre Gaza que já causaram mais de 52 mil mortos e uma destruição quase total das infraestruturas do pequeno território, controlado pelo Hamas desde 2007.

[Notícia atualizada às 18h28]

Leia Também: Israel prepara-se para regresso do refém israelo-americano Edan Alexander

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas