De acordo com a resolução, aprovada por 473 votos a favor, 59 contra e 114 abstenções, os eurodeputados consideraram que "as instituições necessitam de maior coordenação e deviam utilizar a inteligência artificial".
"As redes criminosas tecnológicas estão a ameaçar o orçamento da UE", alertaram, defendendo também o combate da fraude fiscal, "um dos crimes mais comuns" nos países do bloco comunitário.
"Os eurodeputados reiteraram o apelo à Comissão [Europeia] para que reconsidere o teto de dez milhões de euros [...] para averiguar casos de fraude fiscal", de acordo com o documento aprovado.
Em 2023, o número de fraudes e irregularidades denunciadas, ao nível da UE e pelas autoridades nacionais, foi superior a 13.000, envolvendo um total de 1,9 mil milhões de euros.
Leia Também: PE vota 5.ª-feira flexibilidade para fabricantes da UE cortarem emissões