CDU assina acordo de coligação governamental com SPD

O partido conservador do próximo chanceler alemão, Friedrich Merz, assinou hoje o acordo de coligação com o partido de centro-esquerda SPD, selando a formação do novo Governo, que será constituído oficialmente na terça-feira.

Notícia

© Halil Sagirkaya/Anadolu via Getty Images

Lusa
05/05/2025 12:59 ‧ há 4 horas por Lusa

Mundo

SPD

O acordo, que deverá vigorar nos próximos quatro anos, define as prioridades do novo Governo, que enfrentará inúmeros desafios: reanimar a economia, que se encontra em recessão há dois anos, conter a ascensão do partido de extrema-direita Alternativa para a Alemanha (AfD) e apoiar o reforço da defesa europeia face ao afastamento estratégico norte-americano.

 

Na terça-feira, o líder do União Democrata-Cristã (CDU), Friedrich Merz, torna-se o 10º. chanceler da Alemanha pós-II Guerra Mundial, e irá governar em conjunto com os sociais-democratas do rival e chanceler cessante, Olaf Scholz.

O líder da CDU, de 69 anos, prometeu dar prioridade à unidade e à segurança europeia, face às ameaças da nova administração norte-americana de Donald Trump e àa guerra em curso na Ucrânia, após a invasão russa iniciada em fevereiro de 2022.

Leia Também: Berlim rejeita críticas dos EUA à classificação da AfD como extremista

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas