Homem que matou pais de 'ex' executado hoje por fuzilamento nos EUA

É a primeira vez que o método é utilizado em quase 15 anos nos EUA.

Notícia

© Serviços Prisionais da Carolina do Sul

Notícias ao Minuto
07/03/2025 11:24 ‧ 07/03/2025 por Notícias ao Minuto

Mundo

EUA

Brad Sigmon, de 67 anos, será, esta sexta-feira, 7 de março, executado por fuzilamento, nos EUA, onde o método não era utilizado há quase 15 anos.

 

De acordo com a Associated Press (AP), a execução está agendada para as 18h  da Carolina do Sul, 23h em Portugal Continental.

Nessa altura, a menos que, entretanto seja perdoado ou tenha o recurso aceite, o condenado à morte entrará na câmara de execução, será amarrado a uma cadeira e terá um alvo colocado sobre o coração.

Brad, que está no corredor da morte há 23 anos, poderá proferir as últimas palavras antes de lhe ser colocado um capuz na cabeça. Posteriormente, uma cortina que o protege dos espetadores é puxada para o lado e três voluntários armados disparam, simultaneamente, contra o seu peito.

Pouco tempo depois, um médico confirmará que o recluso está morto. O processo levará cinco minutos no máximo - quatro vezes menos que o necessário para uma injeção letal.

"Bárbaro"

Salvo haja um adiamento de última hora, Brad será a primeira pessoa a morrer por fuzilamento nos EUA desde 2010 — e apenas a quarta desde que a pena de morte foi retomada no país, há 49 anos.

O método raramente é utilizado nos EUA, mas é bastante comum noutros países que têm pena capital — um dos quais a Indonésia.

Brad, que admitiu ter matado os pais da ex-namorada com um taco de basebol, depois desta ter recusado voltar para ele, terá optado pelo fuzilamento por considerar que os restantes são "piores", disseram os advogados à AP.

Algumas pessoas defendem que este é o método menos violento, por levar a uma morte quase imediata. No entanto, à AP o irmão do último recluso executado por fuzilamento nos EUA - Ronnie Gardner, no Utah, em 2010, - não concorda.

"Isso será horrível e bárbaro", disse Randy Gardner, acrescentando que "com as munições que vão usar na execução de Brad, vai ser muito pior" do que já foi com o seu irmão.

O crime

Brad Sigmon espancou até a morte os pais da ex-namorada com um taco de basebol depois destes o expulsarem de uma carrinha que possuíam, onde ele morava de favor.

O norte-americano, que não aceitava o fim da relação, perseguiu o casal de um lado para o outro, na casa da família, agredindo-os até à morte.

Depois raptou a ex-namorada, sob ameaça de arma. Quando a mulher conseguiu escapar do carro, onde ele a mantinha, ainda disparou contra ela mas, felizmente, não lhe acertou.

"A minha intenção era matá-la e depois a mim mesmo", admitiu na altura.

Leia Também: Homem executado por pelotão de fuzilamento nos EUA. É o 1.º desde 2010

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas