China diz que mundo quer ver "laços fortes" entre Bruxelas e Pequim

O Governo chinês considerou hoje que a comunidade internacional "quer, mais do que nunca, relações sino-europeias estáveis e fortes", para que ambas as partes se tornem "uma força construtiva num mundo em mudança".

Notícia

© Johannes Neudecker/picture alliance via Getty Images

Lusa
17/02/2025 11:00 ‧ há 4 semanas por Lusa

Mundo

China

"O unilateralismo e o protecionismo estão a aumentar, o que constitui um fator de desestabilização. Em contrapartida, laços estáveis entre a China e a Europa trarão mais segurança ao mundo", afirmou o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros chinês, Guo Jiakun.

 

De acordo com o porta-voz, "uma relação saudável e estável entre a China e a União Europeia" será positiva para injetar "estabilidade" num "mundo em mudança".

As declarações surgem depois de o Ministro dos Negócios Estrangeiros chinês, Wang Yi, ter afirmado na sexta-feira passada que a Europa "tem de desempenhar um papel" nas negociações para pôr fim à guerra na Ucrânia, sublinhando que Pequim "sempre defendeu o diálogo".

"Agora que o tempo passou, a posição da China provou ser justa, prática e refletiu o consenso da comunidade internacional", afirmou Wang Yi, à margem da Conferência de Segurança de Munique, onde proferiu um discurso.

O chefe da diplomacia chinesa afirmou que a China "quer ver todos os esforços no sentido da paz, incluindo os dos Estados Unidos e da Rússia".

"Todas as partes devem cooperar, mas a Europa tem de desempenhar um papel importante neste processo. Temos de trabalhar em conjunto para a estabilidade europeia", afirmou.

Desde a invasão da Ucrânia, Pequim manteve uma posição ambígua, apelando ao respeito pela integridade territorial de todas as partes e às "legítimas preocupações de segurança" da Rússia, com a qual reforçou a relação nos últimos anos.

Leia Também: Taiwan? China diz que EUA recuaram gravemente após revisão de documento

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas