Taiwan. Incêndio em armazém vale multa devido à poluição atmosférica

Pelo menos nove pessoas morreram e outras oito ficaram feridas na sequência de um incêndio que deflagrou num armazém em construção da cadeia PX Mart, na cidade de Taichung, no oeste de Taiwan. Vítimas de incêndio em armazém devem ser indemnizadas"

Notícia

© I-HWA CHENG/AFP via Getty Images

Lusa
20/12/2024 08:33 ‧ 20/12/2024 por Lusa

Mundo

Incêndio

O incêndio que deflagrou numa zona de trabalho onde as condições dificultavam a retirada, informou a agência noticiosa CNA de Taiwan.

 

O fogo começou num complexo do armazém, propagando-se rapidamente à medida que os materiais de isolamento derretidos ajudavam a intensificar as chamas.

As autoridades confirmaram que cinco das vítimas foram encontradas no mezanino do terceiro andar, uma área caracterizada por longos corredores e saídas de emergência distantes.

O diretor-geral adjunto da Administração da Segurança no Trabalho do Ministério do Trabalho, Wan Rongfu, afirmou hoje que a gestão dos vários subcontratantes envolvidos será fundamental para as investigações.

Adiantou que alguns dos responsáveis ainda não foram localizados e que a procuradoria de Taichung continua a interrogar as pessoas relevantes para esclarecer as causas do incêndio.

O governo municipal ordenou a paragem dos trabalhos no local e impôs sanções com base em três leis, incluindo a Lei de Controlo da Poluição Atmosférica, que pode resultar em multas até cinco milhões de dólares taiwaneses (147.502 euros) devido aos elevados níveis de PM2,5 detetados após o incêndio, que atingiram 1.500 microgramas por metro cúbico.

Duas das vítimas eram trabalhadores migrantes vietnamitas em situação irregular, o que levou à aplicação de multas aos empregadores e empreiteiros responsáveis.

As famílias dos falecidos estão a receber assistência para se candidatarem a prestações do seguro de trabalho, incluindo uma compensação financeira do governo.

O Presidente da Câmara de Taichung, Lu Shiow-yen, visitou os feridos e apelou ao PX Mart, a maior cadeia de supermercados de Taiwan, com mais de 1.200 sucursais, para que indemnizasse adequadamente as vítimas.

A empresa confirmou que vai cooperar plenamente com as investigações sobre o incêndio, cujas causas específicas ainda não foram determinadas, e reiterou o seu empenhamento na segurança das suas instalações.

Leia Também: Incêndio em grande edifício em Taiwan mata nove pessoas

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas