Procurar

Brasil inaugura Centro Policial Internacional na Amazónia

O Brasil inaugurou hoje o Centro Amazónico de Cooperação Policial Internacional (CCPI), instituição criada em parceria com países vizinhos cujos territórios incluem parte da floresta amazónica, para combater crimes transnacionais na região.

Brasil inaugura Centro Policial Internacional na Amazónia

© Shutterstock

Lusa
17/06/2025 21:30 ‧ há 3 meses por Lusa

Mundo

Brasil

A instituição, que funcionará em Manaus, capital regional do estado brasileiro do Amazonas, será coordenada pela Polícia Federal e foi idealizada para viabilizar a troca de informações e o desenvolvimento de ações integradas no combate a crimes ambientais, tráfico de drogas e contrabando de mercadorias.

 

"Um Estado sozinho não pode mais enfrentar esse flagelo global; os países precisam se unir para combater o crime organizado", declarou o ministro da Justiça do Brasil, Ricardo Lewandowski, durante a cerimónia de inauguração.

A iniciativa, que reúne forças de segurança de nove estados brasileiros e de nove países sul-americanos com fronteiras na região, representa, segundo o mesmo ministro, uma aposta na integração.

"O crime organizado não é mais um problema local. Ele é um flagelo global e só pode ser enfrentado com ações integradas, coordenadas e com a troca constante de informações e inteligência entre os países", afirmou Lewandowski.

Financiado pelo Fundo Amazónia e com o apoio do financeiro do Banco Nacional de Desenvolvimento Económico e Social (BNDES), o CCPI contará com uma sala de monitoramento e especialistas em inteligência e logística.

A Amazónia, maior floresta tropical do planeta, tem sido explorada por pessoas que praticam atividades ilegais de extração de madeira e mineração, muitas vezes ligadas a redes de crime organizado, que levam à deterioração progressiva da vegetação e à poluição dos rios. Além disso tornou-se também uma rota para o tráfico de drogas e branqueamento de dinheiro do crime.

Nesse contexto, o Governo brasileiro tem procurado apoio para reativar a Organização do Tratado de Cooperação Amazónica (OTCA), uma organização intergovernamental formada pela Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela, países que assinaram o Tratado de Cooperação Amazónica (TCA), em 1978.

Leia Também: Petrolíferas arrematam 19 campos para explorar petróleo perto da Amazónia

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10