Pelo menos 15 mortos num bombardeamento que atinge autocarro em Cartum

Pelo menos 15 pessoas morreram hoje num bombardeamento dos paramilitares Forças de Apoio Rápido (RSF, na sigla em inglês) que atingiu um autocarro em Omdourman, um subúrbio perto da capital, Cartum, informou uma fonte médica.

Notícia

© iStock

Lusa
10/12/2024 16:28 ‧ 10/12/2024 por Lusa

Mundo

Sudão

A capital sudanesa e a sua região continuam a ser palco de violentos combates, 20 meses após o início da guerra entre o exército e as RSF.

 

O hospital Al-Nao, um dos últimos estabelecimentos a receber pacientes na zona, recebeu também 45 feridos "de diferentes zonas" de Omdourman, acrescentou a fonte.

"Há seis meses que não víamos um bombardeamento tão intenso", disse à agência noticiosa France-Presse (AFP) uma testemunha do ataque.

A maior parte de Omdourman está sob o controlo do exército, enquanto as RSF controlam Cartum Norte (Bahri), do outro lado do Nilo.

Outra testemunha relatou bombardeamentos a partir da base militar de Wadi Seidna, no norte de Omdourman, em direção às posições das RSF no oeste da cidade e do outro lado do rio, em Bahri.

Os residentes relatam constantemente bombardeamentos em ambos os lados do rio, atingindo regularmente civis.

Tanto o exército como as RSF têm sido acusados de atacar civis, incluindo profissionais de saúde, e de bombardear indiscriminadamente zonas residenciais.

Segundo a ONU, a guerra causou dezenas de milhares de mortos, deslocou mais de 11 milhões de pessoas e provocou uma das piores crises humanitárias da história recente.

Leia Também: ONG revela ataque do exército que matou mais de 100 pessoas no Darfur

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas