Atacante de Southport enfrenta novas acusações por terrorismo

Acusações são separadas do processo do ataque de julho, no qual morreu uma criança portuguesa, além de duas outras meninas.

Casa de Axel Rudakubana

© Owen Humphreys/PA Images via Getty Images

Notícias ao Minuto
29/10/2024 17:40 ‧ 29/10/2024 por Notícias ao Minuto

Mundo

Southport

O jovem acusado do homicídio de três crianças, uma delas portuguesa, em Southport, Inglaterra, foi acusado, separadamente, pela posse de material terrorista e de produção de ricina, um veneno altamente tóxico. 

 

Segundo a imprensa britânica, que cita a polícia, Axel Rudakubana, de 18 anos, foi acusado de produção de uma toxina biológica contrária à secção 1 da Lei das Armas Biológicas de 1974 e de possuir  um documento suscetível de ser útil a uma pessoa que se comprometa ou prepare um ato de terrorismo, em violação da secção 58 da Lei do Terrorismo de 2000 - em causa estava um manual de treino da Al-Qaeda, intitulado "Estudos militares na Jihad contra os tiranos - o manual de treino da Al-Qaida". 

O arguido  vai comparecer, na quarta-feira, no Tribunal de Westminster.

Tanto a ricina como o manual de treino foram encontrados durante as buscas efetuadas na casa do suspeito, na aldeia de Banks, em Lancashire, na sequência do esfaqueamento - que não está a ser tratado como um incidente terrorista, tal como esclareceu Serena Kennedy, a chefe da polícia de Merseyside. No local do ataque não foi encontrada nenhuma substância. 

"Neste momento, a polícia antiterrorista não declarou o ataque de 29 de julho, como um incidente terrorista. Reconheço que as novas acusações podem dar azo a especulações. O assunto pelo qual Axel Rudakubana foi acusado ao abrigo da Lei do Terrorismo não exige que seja estabelecido o motivo. Para que um assunto seja declarado um incidente terrorista, é necessário que a motivação seja estabelecida", disse. 

O adolescente já foi acusado dos homicídios por esfaqueamento de Bebe King, de seis anos, Elsie Dot Stancombe, de sete, e Alice da Silva Aguiar, de nove, numa aula de dança com o tema Taylor Swift. É também acusado de dez crimes de tentativa de homicídio e de posse de uma faca.

Prevê-se que o julgamento tenha início em janeiro. Serena Kennedy afirmou que a força continuaria a liderar a investigação sobre os esfaqueamentos e que o processo completo será divulgado no julgamento. 

"Aconselho vivamente toda a gente a evitar especulações sobre a motivação deste caso", disse. "O processo penal contra Axel Rudakubana está em curso e ele tem direito a um julgamento justo. É extremamente importante que não haja relatos, comentários ou partilha de informações em linha que possam prejudicar estes procedimento", acrescentou.

As novas acusações foram autorizadas pela Procuradoria-Geral da República local. 

Leia Também: Dono de restaurante detido por roubar produtos e explorar funcionária

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas