Londres convoca embaixador russo após Moscovo acusar espionagem 

O Ministério dos Negócios Estrangeiros britânico anunciou ter convocado hoje o embaixador russo em Londres, Andreï Kelin, após acusações de espionagem feitas por Moscovo contra seis diplomatas britânicos em Moscovo, cuja acreditação foi retirada há uma semana.

downing street, governo reino unido

© Reuters

Lusa
18/09/2024 16:42 ‧ 18/09/2024 por Lusa

Mundo

Rússia/Ucrânia

"O Reino Unido condena nos termos mais fortes possíveis a campanha pública de agressão sem precedentes e infundada da Rússia contra o Reino Unido, incluindo as acusações maliciosas e completamente infundadas feitas na semana passada contra funcionários do Departamento de Negócios de Países Estrangeiros", lê-se num comunicado do Foreign Office.

 

No documento, Londres critica comportamentos "totalmente inaceitáveis" e "contrários aos padrões de conduta entre Estados". 

Esta campanha, prossegue o Governo britânico, visa "minar e ameaçar a segurança e a democracia do Reino Unido e dissuadir o nosso apoio à Ucrânia, através da desinformação, de atos de sabotagem na Europa e de assédio e restrições contra as nossas missões diplomáticas na Rússia", denuncia o ministério. 

"Esta campanha não terá sucesso. A Rússia deve parar imediatamente estas atividades", conclui. 

A 13 deste mês, o Serviço de Segurança Russo (FSB, serviços secretos) anunciou ter retirado o credenciamento a seis diplomatas da embaixada britânica em Moscovo, afirmando suspeitar de espionagem. 

O anúncio foi feito no mesmo dia de uma reunião em Washington entre o primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, e o Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, para discutir uma possível luz verde do Ocidente para o uso pela Ucrânia de mísseis de longo alcance contra a Rússia, um assunto que desencadeou uma nova onda de tensões com Moscovo.

Leia Também: Rússia retira acreditação a diplomatas britânicos suspeitos de espionagem

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas