"Cumpriu a pena". Polícia envolvido na morte de George Floyd libertado

Thomas Lane foi acusado após ter segurado as pernas de George Floyd, enquanto Derek Chauvin, o principal condenado no processo, o sufocou com o joelho durante mais de nove minutos.

Thomas Lane

© Getty

Notícias ao Minuto
21/08/2024 11:24 ‧ 21/08/2024 por Notícias ao Minuto

Mundo

EUA

O antigo agente da polícia de Minneapolis Thomas Lane, condenado a três anos de prisão pelo seu envolvimento na morte do afroamericano George Floyd, foi libertado. O caso ocorreu em maio de 2020 e espoletou uma série de manifestações contra o racismo e a violência policial, não só nos Estados Unidos, como no resto do mundo.

 

Segundo confirmou a ABC News junto do Departamento Federal das Prisões, Lane - condenado a dois anos e meio de prisão por acusações federais e três anos de prisão por acusações estatais - irá passar o próximo ano em liberdade condicional 

"Thomas Lane cumpriu a sua pena e pagou a sua dívida à sociedade. Desejo-lhe felicidades na sua reintegração na comunidade", afirmou também o Procurador-Geral do Minnesota, Keith Ellison.

Lane foi acusado após ter segurado as pernas de George Floyd, enquanto Derek Chauvin, o principal condenado no processo, o sufocou com o joelho durante mais de nove minutos, apesar de o afroamericano afirmar: "Não consigo respirar".

Na base da ação policial, a 25 de maio de 2020, esteve a denúncia de um comerciante que acusou a vítima de usar uma nota falsa para pagar um maço de cigarros. 

Os outros dois polícias envolvidos no caso, J. Alexander Kueng e Tao Thao, foram condenados por duas acusações de violação de direitos civis. Durante a ação policial que matou Floyd, Lane perguntou duas vezes à vítima que se virasse de lado, mas disse-o enquanto o manteve virado de barriga para baixo.

De recordar que o seu colega, Derek Chauvin, vai cumprir mais de 40 anos de prisão por ter violado os direitos civis de George Floyd e por um crime de homicídio.

Leia Também: Os pontos fortes e fracos do candidato a vice-presidente de Kamala Harris

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas