Meteorologia

  • 13 SEPTEMBER 2024
Tempo
23º
MIN 17º MÁX 32º

Moçambique com 21 milhões para projetos de desenvolvimento do norte

Moçambique dispõe de 23 milhões de dólares (21 milhões de euros) para desenvolver projetos económicos e sociais nas províncias de Nampula, Cabo Delgado e Niassa, norte do país, avançou hoje a Agência de Desenvolvimento Integrado do Norte (ADIN).

Moçambique com 21 milhões para projetos de desenvolvimento do norte
Notícias ao Minuto

16:10 - 25/07/24 por Lusa

Mundo Moçambique

"Temos imensos projetos financiados pelas diversas organizações, [entre as quais] o Banco Mundial e o PNUD [Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento]. Todos estes projetos estão a ser neste momento coordenados pela ADIN (...), são 23 milhões de dólares que neste momento estão sendo projetados apenas para a zona norte", disse à comunicação social o presidente da ADIN, Jacinto Loureiro, durante o lançamento da primeira pedra para construção do escritório da agência em Nampula.

 

Segundo o responsável, os projetos a serem desenvolvidos no norte de Moçambique visam "resolver os problemas da população", principalmente das vítimas de ataques armados, protagonizados em Cabo Delgado por grupos insurgentes desde 2017.

A ADIN foi lançada oficialmente a 31 de agosto de 2020 pelo chefe de Estado moçambicano, Filipe Nyusi, para reduzir as graves assimetrias regionais através da promoção do desenvolvimento das províncias de Niassa, Cabo Delgado e Nampula.

Dados mais recentes indicam que as três províncias são as que apresentam índices mais elevados de pobreza, sendo Niassa com 67%, Nampula com 65% e Cabo Delgado com 53%, comparativamente à média nacional de 43%.

Leia Também: FMI sugere a Moçambique pagar apoios través de carteiras digitais

Recomendados para si

;
Campo obrigatório