Três polícias feridos em Dublin em distúrbios anti-imigração

Três polícias ficaram feridos, na sexta-feira à noite, nos arredores de Dublin, em distúrbios causados por manifestantes anti-imigração, que estão contra a reabilitação de um edifício em centro de acolhimento.

Manifestação anti-imigração em Dublin, Irlanda
AnteriorSeguinte

© Natalia Campos/SOPA Images/LightRocket via Getty Images

Lusa
20/07/2024 19:17 ‧ 20/07/2024 por Lusa

Mundo

Anti-imigração

De acordo com o Irish Times, os distúrbios mobilizaram cerca de 500 manifestantes, que no protesto provocaram um pequeno incêndio no edifício, e três polícias sofreram ferimentos ligeiros por terem sido atingidos com pedras e tijolos.

 

Um homem, com cerca de vinte anos, foi detido pelas autoridades por atentar contra a ordem pública, mas acabou libertado sem acusação.

A televisão pública irlandesa noticia que na sexta-feira já tinha acontecido outra manifestação, pacífica, com cerca de um milhar de pessoas, com o mesmo propósito.

Os distúrbios aconteceram em Coolock, nos subúrbios de Dublin, onde uma antiga fábrica estava a ser remodelada para acolher pessoas que procurem refúgio e asilo.

Na rede social X, a ministra da Justiça, Helen McEntee, condenou os atos contra as autoridades e, em particular, o incitamento "à violência e ao medo numa tentativa de dividir a comunidade".

O país de cinco milhões de habitantes, membro da União Europeia, tem sido atormentado nos últimos meses por tensões crescentes sobre o alojamento de migrantes, com um aumento de manifestações hostis, por vezes pontuadas por incidentes.

Segundo o Governo irlandês, 80% das chegadas recentes de estrangeiros ilegais são feitas através da fronteira terrestre, aberta ao abrigo do acordo de paz de 1998, entre a província britânica da Irlanda do Norte e a República da Irlanda.

Leia Também: Dois corpos encontrados em canal em Dublin

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas